domingo, 4 de outubro de 2009

3 - EXPLORAÇÃO SEXUAL

Certa ocasião acompanhei o Procurador em uma diligência a uma cidade próxima, na investigação de um caso de exploração sexual de adolescentes. A autoridade ia ouvir o depoimento de uma das jovens exploradas. Acompanhada da mãe, a menor compareceu à audiência, mas, ao ser inquirida, a garota, usando de uma energia que lhe era invulgar, recusou-se peremptoriamente a prestar depoimento, informando apenas que, o que tinha para dizer, já o havia dito a outras pessoas, e que não diria mais nenhuma palavra sobre o assunto. O clima tornou-se um pouco tenso. Solicitei então, a Sua Excelência, Permissão para conversar à sós, com a jovem por alguns instantes. Obtida a permissão, conduzi-a a uma sala próxima, onde, condoída com a situação da mesma, usei de palavras carinhosas para tentar fazê-la compreender o motivo de nossa presença alí e a importância de seu depoimento. Aleguei que, se não era possível apagar o que aconteceu com ela, pelo menos poderíamos evitar que outras garotas viessem a passar pelo mesmo sofrimento. Ela me ouviu o tempo todo calada, de olhos baixos, e ao final, levantando o olhar para mim, falou: “Por que sempre fazem questão de me lembrar? Por que não me deixam esquecer...?". Nesse momento fiquei sem palavras, tamanha a surpresa que a acertiva me causava. Sentí uma imensa piedade daquela criatura e vislumbrei num instante toda a sua angústia... Voltamos então à sala e informei à autoridade que a jovem realmente não iria falar... Em homenagem a essas crianças e adolescentes, escrevi o poema abaixo.

ORAÇÃO DA MENINA SEXUALMENTE ABUSADA

Senhor, escuta o meu lamento
É no silêncio da noite que começa o meu tormento
Na agonia eu vivi mais um dia
Agora novamente o sofrimento se inicia

Meu corpo frágil, mais uma vez vai ser usado
Abusado, invadido, vilipendiado
Até ter saciado a fome de prazer
De um ignóbil ser

Não tenho forças pra lutar
Nem voz para gritar
E nesse terrível momento
Só a ti elevo o meu pensamento

Quem a mim deveria proteger
Amar e educar para vida
È o terrível causador
De minha triste ferida

Delatar, não poderia
Quem acreditaria
Se para a sociedade
Se vive em paz e harmonia?

E mesmo que assim agisse
A verdadeira culpada
É a safada, amostrada
Menina erotizada

Onde a proteção da infância
Seres em desenvolvimento
Em consonância aos mandamentos
Presentes em nossas leis?

Onde as autoridades
Que no mundo colocastes
Para dar proteção ao fraco
E livrá-los das maldades?

Bem que se diz no ditado
Existente a longas eras
Quando os homens de bem se omitem
O mal se aproveita e prospera....

A mim, resta apenas a esperança
No teu justo e sábio amor
Aguardo com confiança
Que me libertem da dor.

7 comentários:

  1. Jenete! li o texto e, caramba, me emocionei... tá lindo... dá um dó enxergar essa realidade... como que é possível a existência de seres humanos com essa capacidade de fazer tão doentio mal? ainda bem que há pessoas que lutam para mudar essa realidade... mas é preciso muito mais: cada um de nós tem que tomar consciência da proporção desse problema e fazer a nossa parte... mas, enfim, tá lindo o texto, parabéééns, você leva jeito! beijo

    ResponderExcluir
  2. Jenete,
    Fiquei muito emocionada com sua poesia. Deus lhe deu um dom e vc está usando muito bem para levar as mensagens Dele às pessoas.
    Adorei!
    Beijoss
    Ana Rafaella

    ResponderExcluir
  3. Amiga, parabéns pelo texto! É realmente muito tocante.
    É muito triste ver que tantas crianças são abusadas sexualmente e realmente não tem a quem recorrer, sofrem caladas, por medo ou por não acreditar que haja uma solução para o que estão passando.

    ResponderExcluir
  4. Amiga, são palavras muito sábias. Uma verdadeira oração e um grito de socorro para tamanho problema. Precisamos realizar um trabalho terapêutico e um processo de reeducação com essas crianças. Na verdade nada será esquecido, mas com um bom acompanhamento elas poderão reeditar essas histórias desgastantes de maneira que as lembranças sejam menos doloridas e essas crianças continuem suas vidas e contruam uma história de sucesso. É uma problemática muito grande e tem que ser feito um trabalho para que estas criaturas doentes não se aproximem de nossas crianças.

    ResponderExcluir
  5. Nossa Jenete, esse poema foi um soco no estomago. Visualizei a cena horrivel como se passasse ao meu lado, tamanha habilidade que você tem com as palavras. Parabéns!!!!!
    Fatos assim nos chocam e nos chamam para a ação. Conte comigo nesta luta.
    Da amiga,
    Laura.

    ResponderExcluir
  6. Minha amiga poetisa, espero em Deus o dia do lançamento do seu livro, é muita pretensão ser o livro número um, mas tenha certeza de que na noite de autógrafo serei a primeira a chegar, amo o que você escreve!!! Parabéns
    Ceiça Vasconcelos

    ResponderExcluir
  7. Jenete,

    seu texto sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes me fez refletir na nossa posição neutra e distante diante de tamanho mal, será que também não somos culpados por esta situação? como aranjar forças para sair da omissão e partir pra luta contra a impunidade?

    ResponderExcluir