quinta-feira, 13 de julho de 2017

29 - 14 DE JULHO - FESTA NACIONAL DA FRANÇA

"Liberdade nas Barricadas" Pintura de Ferdinand Delacroix.

No dia 14 de julho a França comemora a sua Festa Nacional. É um feriado celebrado anualmente em memória ao episódio histórico da Tomada da Bastilha em 14 de julho de 1789. As comemorações desse feriado consistem em grandes celebrações e paradas militares por todo o país, com destaque para o desfile militar da avenida Champs-Élysées em Paris, prestigiado pelo Presidente da República.
Para compreendermos um pouco o que foi a Revolução Francesa, é necessário saber que a sociedade francesa do século XVIII era estratificada e hierarquizada. No topo da pirâmide social, estava o clero que também tinha o privilégio de não pagar impostos. Abaixo do clero, estava a nobreza formada pelo rei, sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres que viviam de banquetes e muito luxo na corte. A vida dos trabalhadores e camponeses era de extrema miséria, portanto, desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho. A burguesia, mesmo tendo uma condição social melhor, desejava uma participação política maior e mais liberdade econômica em seu trabalho.
Em 14 de julho de 1789, a população de Paris, revoltada com o governo absolutista do rei Luiz XVI, invadiu e destruiu a Bastilha, uma antiga fortaleza com muralhas de 25 metros de altura, que servia de prisão e que era um símbolo do despotismo real. Iniciava-se assim, a Revolução Francesa, movimento social que inaugurou uma nova era política para a humanidade.  Os revolucionários franceses saíram às ruas para derrubar muros, enfrentar os fuzis e as baionetas de um regime opressor, sustentado por um modelo de sociedade cheia de privilégios e pelo povo - principalmente, camponeses e proletários trabalhadores cheios de fome.

A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente, entretanto, os ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade pregados pelos revolucionários ainda estão longe de serem alcançados nos dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário