sexta-feira, 28 de setembro de 2012
21 - SAUDADES
Também sinto saudades,
De tua companhia.....
Da azáfama diária
Da alegria e até da melancolia
Que acompanhei no dia-a-dia
Sinto saudades de tuas solicitações
Das ações
Das ocupações, do esforço despendido
dos inúmeros pedidos
do alvoroço, do almoço....
De tua luta solitária que eu assistia
Das conversas
De assistir as entrevistas,
E ouvir teu falar
pela TV do celular....
da labuta incansável
audiências a agendar
reuniões e compromissos
das oitivas, ofícios,
diligências a acompanhar...
Vai-se o tempo
Ficam os momentos
Para sempre na memória
Daqueles que fizeram parte
Da minha e da tua história.
quinta-feira, 8 de março de 2012
20 - DIA DA MULHER
Dou os parabéns neste dia
Às mulheres guerreiras
Que labutam, que lutam
Que vivem na afazia
Mas que mesmo assim
Não deixam de sorrir
Nem perdem a alegria...
Quero dar parabéns nessa hora
Às guerreiras mulheres
Que caem, que sofrem e sentem-se sós
Mas que mesmo assim não perdem o bontom
Levantam, sacodem a poeira
Passam o batom, pensam as feridas
E seguem na lida......
Parabéns para nós, mulheres amigas
Que mesmo oprimidas e incompreendidas
Sobrecarregadas e ignoradas
Jamais deixaremos de nos doar e fazer o melhor
E, sobretudo, de amar demais a vida
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
19 - Oração a Maria
Maria, obrigada
Pela tua vida, pela minha vida
És o bálsamo consolador
És esperança de vida
Em ti resplandecem todas as virtudes
Em ti, imaculada
As estrelas brilham o teu nome
As aves do céu cantam em teu louvor
Junto de ti sinto teu manto
cobrir-me de um bem eterno
Teu olhar me enche de esplendor
Maria nos destes a paz
Nos destes o amor
e o teu filho, que nos libertou
Ouvindo voçê, eu tenho música
Contemplando voçê, eu tenho luz
seguindo voçê subo montanhas
junto a teus pés, tenho inspiração
Maria, obrigada!
(Poema escrito e musicado pela amiga Maria do Socorro Moura de Medeiros- 1976)
sábado, 17 de dezembro de 2011
18 - Canto para dormir
Vem Valéria, vem cantar
Cantar para eu dormir
canta a canção de Renard*
para eu poder sonhar
e assim voltar a sorrir....
Canta Valéria, canta pra eu dormir
Que a tua voz maravilhosa
de rouxinol, de cotovia
me envolva na melodia
me trazendo doce paz
Canta as canções da boa nova
ou aquela que fala das rosas
e da mensagem de Jesus
para que ele, com o teu canto
possa enxugar meu pranto
me envolvendo em sua luz
Vem Valéria, vem cantar
para que eu possa dormir
canta aquela canção espanhola
a de Danilo Barradas**
pois quem sabe seu exemplo,
sua jornada
Me dê forças pra prosseguir.....
Canta, Valéria, canta
a canção da esperança
me dando, assim confiança
nos caminhos do porvir
e grata serei a Deus
por ouvir os versos teus
que amenizam a minha dor
e me ajudam a refletir
Lembrando de tua voz
me sinto um pouco mais calma
Um alento me envolve a alma
Boa noite! Vou dormir....
Notas:
*"Renard" - raposa em françês: refere-se à Antoine de Saint-Èxupery, conhecido como "Le renard du désert (o raposa do deserto)".
**"Danilo Barradas" - Menestrel sul-americano que capturado pela guerrilha teve suas mãos decepadas por recusar-se a matar pessoas inocentes.
terça-feira, 7 de setembro de 2010
17 - AOS MEUS COMPANHEIROS DE TRABALHO
Eu nem senti, eles voaram
É que a felicidade de aqui estar
Fez o tempo acelerar.
Em nosso ambiente temos muitas coisas boas
Aprendizados, amigos;
Incentivos;
Risos à toa...
Gente que,
De coração,
Deseja sempre ajudar
E estender as mãos.
O nosso dia a dia
É sempre cheio de alegria
Porque transformamos
O stress de alguns momentos
Em divertimentos.
As tarefas excessivas e sempre urgentes
Não impedem que a harmonia
Reine entre a gente
Isso contagia o ambiente
Todos sentem.....
E quanto ao Chefe,
Doce escravidão!
Da vigilância desse feitor,
Eu não quero fugir não!
A atenção quando chamada
É transformada em piada
E em gozação
Que só faz estimular
A nossa disposição.
Quero a todos agradecer
Pela companhia de todos os dias
Desses anos que se passaram
E dizer que devo a vocês
O amor pelo meu trabalho.
Desejo pedir a Deus
Que no tempo juntos que nos resta
Possamos todos os dias,
Seguir, transformando nosso labor nessa grande festa.
16 - SABER PEDIR
Conheceis
Pedi e obtereis
Buscai e achareis
O universo conspira
Para que adquiramos
Tudo o quanto
desejamos
Mas nem sempre o que se pede
Com persistência e devoção
Nos faz sentir mais alegres
Nos trás grata satisfação
Pedir mal pode causar
Tristezas e sofrimentos
Dor e muito tormento
Levando ao arrependimento
É como se nos desviássemos
Da estrada a ser seguida
E mais a frente retornássemos
Ao ponto inicial da partida
Recomeçar é preciso
Verificamos, entretanto,
Que o desencanto sofrido
Fez algo mudar em nós
No corpo restam as marcas
Na mente, o ensinamento
No espírito, burilamento
No presente, resta a lição
A verdade cristalina
Que viemos a descobrir
É que realmente não sabemos
Na vida o que pedir
Quando pedires, portanto,
Ficai sempre bem atento
Será que o que estás pedindo
Te trará contentamento?
Procura, então a resposta
Em teu próprio coração
Se não sentires paz, desiste
Da tua solicitação
Aprendi a duras penas
O que antes não pude ver
É sábio saber pedir
E o quanto nos dói crescer
domingo, 4 de julho de 2010
15 - REFLEXÕES
As agonias sentidas
Na faina, na luta pela vida
Eu não seria o que sou
Sem os tormentos, desalentos
Descontentamentos e maus momentos
Não seria eu o que sou
Sem o trabalho diário
O esforço solitário
E, muitas vezes, a incompreensão
Eu não seria o que sou então
Sem os adversários e partidários
Que me negaram ou estenderam a mão
Não seria eu o que sou então
Sem mudança íntima e sem labor
Fé e muita confiança
Em um futuro promissor
Eu não seria o que hoje sou
Mas, sobretudo, sem Deus
E o maravilhoso sentimento do amor
Não seria eu o que hoje sou
sexta-feira, 11 de junho de 2010
14 - A SESSÃO
No pleno, o cenário
Era de grande tensão
Todos faziam silêncio
Vai começar a sessão
Convidados a retirar-se
Quem parte da lide não fazia
Pois na justiça, em segredo
O processo assim corria
Inicia o relator
Do seu voto a leitura
Defende a tese contrária
Fazendo a linha dura
Apresentou até tese
Que já se acreditava superada
Retrocedendo o processo
Ao início de sua jornada
Mil argumentos defende
Com veemência e paixão
Mas nestes não transparecem
Nenhum sentimento ou emoção
Em seguida o revisor
Que contrário era acreditado
Deu um show inesperado
No voto apresentado
Defendeu com inteligência
a causa da inocência
mas digamos que pecou
pelo excesso de prudência
Agora o Procurador
faz sustentação oral
Sublime em seus argumentos
Fiel a seu ideal
Parecia um guerreiro
Firme, forte, altaneiro
no meio daquela sala
enfrentando a batalha
Com sua verve brilhante
repleto de argumentos
buscou em todos os instantes
A defesa dos infantes
Momento de grande apreensão
foi quando houve empate
da competência atuante
quase o coração se abate
Após, os demais julgadores
Apresentaram seus votos
Alguns merecem louvores
Outros, meros seguidores
Depois de três horas estafantes
De discussões aguerridas
Chegou enfim o instante
De por um fim nessa lida
Na decisão prolatada
dotada de ineditismo
dos treze, onze exploradores
Pagam por dano moral coletivo
Se o resultado, afinal
Não procedeu no total
O importante, entretanto
É que o bem venceu o mal.
sexta-feira, 7 de maio de 2010
13 - EU
não importa o que fui, mas o que luto para ser
consciente de que o ser humano
tem sempre mil defeitos a vencer
Minha força, minha energia, vem de Deus
Ele sabe do meu desejo, do meu ideal
de ajudar na luta do bem contra o mal
Não importa o lugar onde esteja
buscarei batalhar pela verdade
combatendo a mentira em mim mesma
e no resto da humanidade
Ser transparente que sou
Peco muito por inoçência ou inexperiência
e até mesmo por excesso de amor
Mas o importante é a experiência que fica
Pela lição que a vida nos deu
Fico feliz, por descobrir que além de amar os outros
o importante é EU AMAR MAIS EU.
terça-feira, 23 de março de 2010
12 - FELICIDADE
terça-feira, 2 de março de 2010
11 - RECADO A UM ANJO
domingo, 7 de fevereiro de 2010
10 - SINFONIA DO SILÊNCIO
Desde cedo acostumei-me à leitura. Criança ainda, fui levada a ajudar meus pais em um comércio que possuíam no mercado do qual dependíamos financeiramente. Minha mãe comprava revistas e jornais velhos, que eram utilizados para embrulhos diversos, mas nenhum exemplar das revistas “O Cruzeiro” ou “Machete” eram rasgados antes que eu as tivesse lido. Às vezes, no meio da papelada vinham alguns livros, que eram arrebanhados por mim e trocados por outros, após a leitura, nas bancas de livros usados que haviam nas feiras, hábito comum naquela época. Eu lia “de tudo”. Tanto autores nacionais como estrangeiros. Encantava-me a leitura tanto de cunho religioso, de autoconhecimento, como a literatura que criticava a sociedade, em suas várias épocas. No Brasil, desde Gregório de Matos Guerra (o “boca do inferno”) e Tomás Antônio Gonzaga, até Jorge Amado, e no exterior, apaixonei-me por Guy de Maupassant, Dostoiévski, Vitor Hugo, Saint-Éxupery, Tolstói. Tinha na faixa de 15 anos quando me deparei pela primeira vez com um livro de Humberto Rhoden, entitulado ”De alma para alma”. Um dos textos desse livro me marcou profundamente nessa época, por me fazer indagar sobre alguns aspectos da vida, que até os dias de hoje venho buscando compreender. O texto, em questão, chama-se “sinfonia do silêncio”. De início, pode-se estranhar e pensar, o que o silêncio tem a ver com uma sinfonia? Espero que o leitor tenha a resposta ao término dessa leitura. Na verdade, o referido texto, na época, me causou enorme perturbação emocional, levando-me várias vezes às lágrimas. Rhoden busca nos mostrar, uma verdade que cada um de nós já conhece, mas que custamos a aceitar: que no “sancta sanctorum” de Deus, cada um de nós há de entrar “sozinho”. No zênite de nossa existência, “todos os nossos ficarão a olhar de longe, como fizeram, no Gólgota, os amigos de Jesus”. Nesse momento estaremos sós. Em torno de nós, “deserto imenso”, “solidão absoluta”. Como suportará o silêncio, aquele que viveu no burburinho das criaturas? Como suportará a solidão aquele que nunca ficou à sós consigo mesmo? E alí, cansado, sobrecarregado, dolorido, calejado pelas labutas enfrentadas durante a jornada terrena, contaremos apenas com a bagagem que levamos, e que é transportada pela nossa própria consciência, única companhia que teremos. “É necessário que atravesses à sós o grande deserto”. Para auxiliar-nos na travessia, poderemos contar apenas com o que trazemos em nossa bagagem. De início, a areia quente queimará os nossos frágeis pés, mas, se em nossa bagagem levamos o bálsamo que derramamos sobre as criaturas, como palavras de conforto que transmitimos, isto nos aliviará; o sol escaldante, incidindo sobre nós, arrefecerá as nossas energias, nos fazendo fraquejar, mas lembraremos que trazemos em nossa bagagem, a proteção que demos àqueles que eram explorados e oprimidos e seguiremos então, sob a sombra desta; a sede fará arder a nossa garganta ressecada, mas em nossa bagagem trazemos a água cristalina produzida pelo nosso verbo, na defesa dos fracos e oprimidos, e que nos saciará; o cansaço tornará trôpego os nossos passos, fazendo com que resvalemos algumas vezes ao chão, mas em nossa bagagem trazemos a alteração de vida de várias criaturas para dias melhores, por nossa intervenção, e isto nos fará transportar mais rapidamente ao Oásis Divino, onde então, após tão árdua jornada, chegaremos. Estaremos aí, finalmente, à sós com Deus. Nesse instante, do silêncio absoluto reinante, se erguerá uma sinfonia sublime, oriunda das orações de todos aqueles corações amigos que deixamos na terra, e que por muito nos amarem, rogam por nós ao Criador. Passaremos, assim, nesse momento, a sentir a plenitude que é outorgada aos justos.
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
9 - ANJO
Pedi a Deus essa graça
Não sabia até então
Tudo quanto um anjo passa
Um dia eu quis ser um anjo
Para auxiliar nas jornadas
Mas toda dificuldade
enriquece a caminhada
Um dia eu quis ser um anjo
Para a direção mostrar
Mas é preciso perder-se
Para poder se encontrar
Um dia eu quis ser um anjo
Para curar as feridas
Mas a doença e o sofrimento
Nos tornam mais fortes pra vida
Um dia eu quis ser um anjo
Para impedir a solidão
Mas estar só faz pensar
E o pensar trás evolução
Um dia eu quis ser um anjo
Para dar o meu abrigo
Mas cresce rápido aquele
Que passa por um perigo
Um dia eu quis ser um anjo
Para enxugar toda lágrima
Mas o choro alivia
E nosso coração acalma
Um dia eu quis ser um anjo
Pra ensinar a ternura
Mas o zangar-se extravasa
As tensões da vida dura
Quis ainda ser um anjo
Pra amenizar toda dor
Mas a dor nos faz mais sensíveis
E nos prepara pro amor
Desisti de ser um anjo
Pois cheguei à conclusão:
Deus está sempre por perto
E tudo que na vida ELE nos dá é certo.
domingo, 10 de janeiro de 2010
8 - ESPERANÇA
Dorme, amigo menino
Repousa de tua inquietude
Porque além, lá do alto
Há sempre quem te ajude
Se a vida assim te maltrata
Se o mundo te trás dissabores
Lembra que muitos te querem
Que possuis muitos amores
Seres para quem és caro
Amigos, quiçá irmãos
Que sofrem junto contigo
E amenizam tua solidão
A vida, já deves saber
Não é um jardim de flores
É campo para se plantar
e no futuro colher
Nunca desejes a morte
Celebra sempre tua vida
porque a cada embate
Te tornas mais forte pra lida
A vitória é para aqueles
que aprendem a se superar
esquece, assim, tuas dores
Vem, vamos trabalhar...
Dorme, amigo menino
Repousa de tua agonia
Respira fundo e pensas
Amanhã é outro dia.......
7 - SOU ASSIM:
Pela lua apaixonada
Que busca sempre aprender
As lições pela vida ensinada
Adoro fazer amizades
estar sempre com os amigos
curtir suas experiências
ouvir suas novidades
gosto de ceder meu ombro
quando alguém precisa de abrigo
de dar conselhos, de alertar
caso vislumbre um perigo
Detesto a falsidade,
a desconfiança, a exclusão
as mentiras inúteis
e as palavras de baixo calão
O mar me dá serenidade
A música me dá alegria
A dança me contagia
O sol me transmite energias
Adoro enfrentar desafios
resolver problemas, vencer dificuldades
A mesmice me dá agonia
Por mim mataria um leão todo dia...
sábado, 26 de dezembro de 2009
6 - UM MUNDO MELHOR E O MELHOR DO MUNDO
domingo, 15 de novembro de 2009
5 - PRESENTE DE ANIVERSÁRIO
Estava próxima a data de aniversário de alguém que muito estimo e eu queria dar um presente, mas não conhecia seus gostos e preferências. Resolvi então escrever tudo que eu desejava para aquela criatura. O resultado foram os versos que seguem.
POEMA DE ANIVERSÁRIO
É o teu aniversário.
Parei para pensar; como te presentear?
Na verdade eu desejaria para ti mil coisas:
que tivesses sempre forças para enfrentar as dificuldades;
confiança em tuas potencialidades;
esperança em vencer as maldades;
energia para defender a sociedade;
alegria e simpatia que a todos contagiasse;
bom humor;
que estivesses sempre em harmonia, contigo mesmo e com o Criador;
que pudesses vivenciar um grande amor;
que nunca adoecesses e nunca soubesses o que fosse sentir dor;
que não tivesses nunca medo e que ninguém pudesse de ti esconder nenhum segredo;
que teu verbo afiado derrubasse todos os teu inimigos,
e a vibração da tua voz alcançasse o mundo inteiro;
que fosses sempre gentil, puro e verdadeiro;
cavalheiro;
justo;
honesto;
amigo;
companheiro;
ágil e forte;
disposto a defender teus ideais até a morte,
e, sobretudo que tivesses muita sorte...
Que fosses incansável;
inabalável;
inatingível;
determinado;
afável;
sonhador;
sensível à dor alheia
que permeia nesse mundo
mergulhado na opressão;
que a maldade jamais alcançasse o teu coração
e que nunca viesses a sentir solidão;
que levasses sempre uma luz aos que se encontram perdidos,
ignorados,
desamparados,
abandonados,
oprimidos,
esquecidos,
coagidos,
sem esperança;
que fosses sempre digno de confiança,
e que tivesses a paz de uma criança...
Que teu cérebro criador
encontrasse sempre um meio
eficaz e inovador
Para auxiliar o sofredor
minorando a agonia
de seu dia a dia...
Que o teu coração sensível
E a tua integridade
Servisse de modelo para a humanidade
Demovendo todos da maldade.
Que a tua coragem
e teu espírito lutador
Pudesse mostrar ao mundo
O quanto é importante lutar
Pelo bem e pelo amor.
Que na labuta diária
em que dispendes tuas energias
estivesses sempre convicto
que apesar das agruras
trabalhar com ardor
te trás muitas alegrias
dissemina simpatias
arregimenta amizades
tesouros tão preciosos
que levarás para a eternidade...
Nesse dia, em teu louvor
Elevarei minha prece ao Criador
Aguardarei, mesmo que por toda a eternidade
Que os meus desejos sejam todos
um dia, em ti
Transformados em realidade.
domingo, 18 de outubro de 2009
4 - O TEMPO DE DEUS
Como é bom lembrar
Que depois de uma noite
Escura e trevosa
A luz do sol surgirá maravilhosa
Como é bom
Acordar em desespero
E saber que tudo foi apenas
Um simples pesadelo
Como é bom compreender
Que a dor, a depressão
Nos trás o crescimento
Com sua lição
Como é bom olhar e ver
Que mesmo no sofrimento
Por amor a uma causa
Não nos deixamos abater
Como é bom saber
Que cumprimos nosso dever
Apesar de dor profunda
Que atinja nosso ser
Como é bom libertar-se
do apego excessivo
que só fazia sufocar
um grande amigo
Como é bom ter no pensamento
Apenas as boas lembranças
Dos que de nós se aproximam
Durante nossas andanças
E sobretudo, como é bom
Sentir que não estamos sozinhos
E que sempre temos alguém
Conosco, ali, bem juntinho......
Alguém que nos dá sua força
Que transmite seu carinho
Que jamais nos abandona
Que nos mostra o caminho.....
Alguém que Deus nos envia
Pra nos dar o seu alento
Pra nos mostrar que na vida
Tudo É UMA QUESTÃO DE TEMPO
domingo, 4 de outubro de 2009
3 - EXPLORAÇÃO SEXUAL
ORAÇÃO DA MENINA SEXUALMENTE ABUSADA
Senhor, escuta o meu lamento
É no silêncio da noite que começa o meu tormento
Na agonia eu vivi mais um dia
Agora novamente o sofrimento se inicia
Meu corpo frágil, mais uma vez vai ser usado
Abusado, invadido, vilipendiado
Até ter saciado a fome de prazer
De um ignóbil ser
Não tenho forças pra lutar
Nem voz para gritar
E nesse terrível momento
Só a ti elevo o meu pensamento
Quem a mim deveria proteger
Amar e educar para vida
È o terrível causador
De minha triste ferida
Delatar, não poderia
Quem acreditaria
Se para a sociedade
Se vive em paz e harmonia?
E mesmo que assim agisse
A verdadeira culpada
É a safada, amostrada
Menina erotizada
Onde a proteção da infância
Seres em desenvolvimento
Em consonância aos mandamentos
Presentes em nossas leis?
Onde as autoridades
Que no mundo colocastes
Para dar proteção ao fraco
E livrá-los das maldades?
Bem que se diz no ditado
Existente a longas eras
Quando os homens de bem se omitem
O mal se aproveita e prospera....
A mim, resta apenas a esperança
No teu justo e sábio amor
Aguardo com confiança
Que me libertem da dor.
domingo, 27 de setembro de 2009
2 - O VALOR DA AMIZADE
Para mim, a amizade é um dos sentimentos mais importantes na vida do ser humano. Aquele dito popular “mais vale um amigo na praça do que dinheiro na Caixa” é verdadeiro. Adoro os meus amigos e adoro fazer novos amigos. Gostaria de homenagear a cada um deles com esses versos que escrevi. Quero, entretanto, prestar uma homenagem a uma amiga que não vejo há mais de vinte anos. E lá vem estória...... . No final da década de setenta (lembrem-se meninos e meninas que o que importa é a idade mental e não a do corpo e eu sou mentalmente jovem, é claro!), eu estudava francês e fazia cursinho para o vestibular junto com essa amiga. Além disso, eu fazia o técnico na Escola Técnica, passando, em geral, os dias inteiros na Escola. A aula do cursinho era à noite e eu só jantava depois das 23 horas, geralmente. Nos dias de francês (2 vezes por semana), íamos juntas para o cursinho e minha amiga sempre dividia comigo o jantar ou o lanche que a mãe levava para ela. Eu era uma simples feirante, cujo maior sonho era ter um final de semana todinho livre (eu trabalhava na feira com meus pais das quatro da manhã às três da tarde, todos os sábados e domingos) e ela era a sobrinha do Governador do Estado na época. Estar sempre nas páginas das colunas sociais, assediada e prestigiada por sua posição e sua beleza jamais lhe afetou o ego. Permaneceu sempre uma pessoa simples. Foi em seu quarto, todo branco, que pela primeira vez eu ví um “closed”. Do que ela mais gostava era de dançar, e me dizia “acho que em outra vida fui dançarina”. Tínhamos um grupo de estudo nos sábados (após a feira, é claro) onde revisávamos as matérias da semana. Eu ajudava as meninas em física e matemática. Todas fomos aprovadas. Perdi o contato com ela alguns anos depois de entrar na Universidade. Reencontrei-a ano passado pela internet. Estava estudando em Paris. Retornou esse ano ao Brasil e vamos nos encontrar em breve. São mais de vinte anos de conversa para por em dia. O que importa é que os nossos sentimentos de amizade não mudaram com o passar do tempo. Ela continua sendo uma pessoa muito querida para mim. Eu aproveito esse espaço para dar a ela os meus parabéns pelo trabalho publicado recentemente pela Universidade de Paris. “Telena” você merece tudo de bom, pelo que foi ontem, pelo que é hoje e pelo que será sempre.....
AMIGO(A)
Amigo, palavra bela
Não sei a origem dela
Pode ser grega ou latina
O que importa é que é divina
Tem seu significado
Muitas vezes deturpado
Sendo mal utilizado
Por não lhe conhecerem o sentido
O verdadeiro amigo
Está sempre a nosso lado
Mesmo distante, afastado
Nos dando o seu abrigo
Nosso fracasso o entristece
Nosso sucesso o anima
Ele sente sempre o clima
Que vai em nosso coração
Conosco divide o pão
Tenha muito ou tenha pouco
Sente-se feliz, venturoso
Em a nós poder servir
No momento de tormento
Sempre temos seu alento
Sua imagem, na visão
Seu nome no pensamento
Enganado está quem pensa
Que amigo é “suspeito”
Pra falar do nosso jeito
Só porque gosta de nós
Pois amigo sincero
Pra nós o que diz é “vero”
Não esconde sua opinião
Mesmo nos ferindo o coração
Está sempre disposto
A nos dizer a verdade
Nos agrade ou nos enfade
Faça mal ou faça bem
Amigo eu penso então
Que é como nossa metade
Está certo quem assim chama
Amigo de “quase irmão”
