sexta-feira, 28 de setembro de 2012

21 - SAUDADES

Respondendo as saudades de um amigo.


Também sinto saudades,
De tua companhia.....
Da azáfama diária
Da alegria e até da melancolia
Que acompanhei no dia-a-dia


Sinto saudades de tuas solicitações
Das ações
Das ocupações, do esforço despendido
dos inúmeros pedidos
do alvoroço, do almoço....

De tua luta solitária que eu assistia
Das conversas
De assistir as entrevistas,
E ouvir teu falar
pela TV do celular....

da labuta incansável
audiências a agendar
reuniões e compromissos
das oitivas, ofícios,
diligências a acompanhar...

Vai-se o tempo
Ficam os momentos
Para sempre na memória
Daqueles que fizeram parte
Da minha e da tua história.

quinta-feira, 8 de março de 2012

20 - DIA DA MULHER

(Imagem: Mme Rousseau et sa fille. Quadro de Élisabeth-Louise VIGÉE-LE BRUN, 1789. Exposto no Museu do Louvre, Paris)

Dou os parabéns neste dia
Às mulheres guerreiras
Que labutam, que lutam
Que vivem na afazia
Mas que mesmo assim
Não deixam de sorrir
Nem perdem a alegria...

Quero dar parabéns nessa hora
Às guerreiras mulheres
Que caem, que sofrem e sentem-se sós
Mas que mesmo assim não perdem o bontom
Levantam, sacodem a poeira
Passam o batom, pensam as feridas
E seguem na lida......

Parabéns para nós, mulheres amigas
Que mesmo oprimidas e incompreendidas
Sobrecarregadas e ignoradas
Jamais deixaremos de nos doar e fazer o melhor
E, sobretudo, de amar demais a vida

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

19 - Oração a Maria

Esses versos me enchem de grande consolo nesse momento de minha vida......


Maria, obrigada
Pela tua vida, pela minha vida
És o bálsamo consolador
És esperança de vida
Em ti resplandecem todas as virtudes
Em ti, imaculada
As estrelas brilham o teu nome
As aves do céu cantam em teu louvor
Junto de ti sinto teu manto
cobrir-me de um bem eterno
Teu olhar me enche de esplendor
Maria nos destes a paz
Nos destes o amor
e o teu filho, que nos libertou
Ouvindo voçê, eu tenho música
Contemplando voçê, eu tenho luz
seguindo voçê subo montanhas
junto a teus pés, tenho inspiração
Maria, obrigada!

(Poema escrito e musicado pela amiga Maria do Socorro Moura de Medeiros- 1976)

sábado, 17 de dezembro de 2011

18 - Canto para dormir

(Homenagem à professora, cantora, poetisa e escritora Valéria Maria Montenegro)

Vem Valéria, vem cantar
Cantar para eu dormir
canta a canção de Renard*
para eu poder sonhar
e assim voltar a sorrir....

Canta Valéria, canta pra eu dormir
Que a tua voz maravilhosa
de rouxinol, de cotovia
me envolva na melodia
me trazendo doce paz

Canta as canções da boa nova
ou aquela que fala das rosas
e da mensagem de Jesus
para que ele, com o teu canto
possa enxugar meu pranto
me envolvendo em sua luz

Vem Valéria, vem cantar
para que eu possa dormir
canta aquela canção espanhola
a de Danilo Barradas**
pois quem sabe seu exemplo,
sua jornada
Me dê forças pra prosseguir.....

Canta, Valéria, canta
a canção da esperança
me dando, assim confiança
nos caminhos do porvir
e grata serei a Deus
por ouvir os versos teus
que amenizam a minha dor
e me ajudam a refletir

Lembrando de tua voz
me sinto um pouco mais calma
Um alento me envolve a alma
Boa noite! Vou dormir....

Notas:
*"Renard" - raposa em françês: refere-se à Antoine de Saint-Èxupery, conhecido como "Le renard du désert (o raposa do deserto)".

**"Danilo Barradas" - Menestrel sul-americano que capturado pela guerrilha teve suas mãos decepadas por recusar-se a matar pessoas inocentes.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

17 - AOS MEUS COMPANHEIROS DE TRABALHO

Alguns anos já se passaram
Eu nem senti, eles voaram
É que a felicidade de aqui estar
Fez o tempo acelerar.

Em nosso ambiente temos muitas coisas boas
Aprendizados, amigos;
Incentivos;
Risos à toa...

Gente que,
De coração,
Deseja sempre ajudar
E estender as mãos.

O nosso dia a dia
É sempre cheio de alegria
Porque transformamos
O stress de alguns momentos
Em divertimentos.

As tarefas excessivas e sempre urgentes
Não impedem que a harmonia
Reine entre a gente
Isso contagia o ambiente
Todos sentem.....

E quanto ao Chefe,
Doce escravidão!
Da vigilância desse feitor,
Eu não quero fugir não!

A atenção quando chamada
É transformada em piada
E em gozação
Que só faz estimular
A nossa disposição.

Quero a todos agradecer
Pela companhia de todos os dias
Desses anos que se passaram
E dizer que devo a vocês
O amor pelo meu trabalho.

Desejo pedir a Deus
Que no tempo juntos que nos resta
Possamos todos os dias,
Seguir, transformando nosso labor nessa grande festa.

16 - SABER PEDIR

Essas máximas
Conheceis
Pedi e obtereis
Buscai e achareis

O universo conspira
Para que adquiramos
Tudo o quanto
desejamos

Mas nem sempre o que se pede
Com persistência e devoção
Nos faz sentir mais alegres
Nos trás grata satisfação

Pedir mal pode causar
Tristezas e sofrimentos
Dor e muito tormento
Levando ao arrependimento

É como se nos desviássemos
Da estrada a ser seguida
E mais a frente retornássemos
Ao ponto inicial da partida

Recomeçar é preciso
Verificamos, entretanto,
Que o desencanto sofrido
Fez algo mudar em nós

No corpo restam as marcas
Na mente, o ensinamento
No espírito, burilamento
No presente, resta a lição

A verdade cristalina
Que viemos a descobrir
É que realmente não sabemos
Na vida o que pedir

Quando pedires, portanto,
Ficai sempre bem atento
Será que o que estás pedindo
Te trará contentamento?

Procura, então a resposta
Em teu próprio coração
Se não sentires paz, desiste
Da tua solicitação

Aprendi a duras penas
O que antes não pude ver
É sábio saber pedir
E o quanto nos dói crescer

domingo, 4 de julho de 2010

15 - REFLEXÕES

Sem as experiências vividas
As agonias sentidas
Na faina, na luta pela vida
Eu não seria o que sou

Sem os tormentos, desalentos
Descontentamentos e maus momentos
Não seria eu o que sou

Sem o trabalho diário
O esforço solitário
E, muitas vezes, a incompreensão
Eu não seria o que sou então

Sem os adversários e partidários
Que me negaram ou estenderam a mão
Não seria eu o que sou então

Sem mudança íntima e sem labor
Fé e muita confiança
Em um futuro promissor
Eu não seria o que hoje sou

Mas, sobretudo, sem Deus
E o maravilhoso sentimento do amor
Não seria eu o que hoje sou

sexta-feira, 11 de junho de 2010

14 - A SESSÃO

(Em homenagem ao julgamento inédito no Brasil realizado pelo TRT da Paraíba em junho de 2010, condenando exploradores sexuais de crianças e adolescentes no pagamento de dano moral coletivo)

No pleno, o cenário
Era de grande tensão
Todos faziam silêncio
Vai começar a sessão

Convidados a retirar-se
Quem parte da lide não fazia
Pois na justiça, em segredo
O processo assim corria

Inicia o relator
Do seu voto a leitura
Defende a tese contrária
Fazendo a linha dura

Apresentou até tese
Que já se acreditava superada
Retrocedendo o processo
Ao início de sua jornada

Mil argumentos defende
Com veemência e paixão
Mas nestes não transparecem
Nenhum sentimento ou emoção

Em seguida o revisor
Que contrário era acreditado
Deu um show inesperado
No voto apresentado

Defendeu com inteligência
a causa da inocência
mas digamos que pecou
pelo excesso de prudência

Agora o Procurador
faz sustentação oral
Sublime em seus argumentos
Fiel a seu ideal

Parecia um guerreiro
Firme, forte, altaneiro
no meio daquela sala
enfrentando a batalha

Com sua verve brilhante
repleto de argumentos
buscou em todos os instantes
A defesa dos infantes

Momento de grande apreensão
foi quando houve empate
da competência atuante
quase o coração se abate

Após, os demais julgadores
Apresentaram seus votos
Alguns merecem louvores
Outros, meros seguidores

Depois de três horas estafantes
De discussões aguerridas
Chegou enfim o instante
De por um fim nessa lida

Na decisão prolatada
dotada de ineditismo
dos treze, onze exploradores
Pagam por dano moral coletivo

Se o resultado, afinal
Não procedeu no total
O importante, entretanto
É que o bem venceu o mal.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

13 - EU

Nunca mais o rosto vou esconder
não importa o que fui, mas o que luto para ser
consciente de que o ser humano
tem sempre mil defeitos a vencer

Minha força, minha energia, vem de Deus
Ele sabe do meu desejo, do meu ideal
de ajudar na luta do bem contra o mal

Não importa o lugar onde esteja
buscarei batalhar pela verdade
combatendo a mentira em mim mesma
e no resto da humanidade

Ser transparente que sou
Peco muito por inoçência ou inexperiência
e até mesmo por excesso de amor

Mas o importante é a experiência que fica
Pela lição que a vida nos deu
Fico feliz, por descobrir que além de amar os outros
o importante é EU AMAR MAIS EU.

terça-feira, 23 de março de 2010

12 - FELICIDADE

Dizem que a felicidade não é deste mundo. É verdade! A felicidade é um sentimento oriundo de mundos superiores, onde seres de grande estirpe moral com ela convivem em seu cotidiano. Mas isso não significa que ela não exista na terra. Claro que a noção de felicidade que possuímos por aqui é bastante diferente daquela existente por lá. Podemos mesmo dizer, que o que aqui existe é apenas um gérmen daquela. Há alguns anos, quando visitava uma instituição de idosos, na cidade de Sousa, uma situação me deixou bastante comovida: um velhinho estava sentado em uma cadeira de balanço, na varanda da instituição, que ficava próxima à estrada quando, para se abrigarem da chuva, que caiu repentinamente, alguns jovens correram até onde estávamos. Um dos rapazes perguntou então ao companheiro: - Não é fulano alí sentado? - Sim, respondeu o outro, é ele mesmo, eu não o via a algum tempo. A pessoa a quem se referiam era o velhinho, que tinha sido um conhecido mendigo naquela cidade, vivendo abandonado e se alimentando do lixo que catava. Perguntou-lhe um dos rapazes, tratando-o pelo nome: quer dizer que voçê agora está vivendo aqui? E o que está achando? Jamais esquecerei a resposta que escutei em seguida, porque foi dita de uma forma muito especial, que tocou não apenas o meu coração, mas também a minha alma. Ele respondeu: "isso aqui é o céu, meu filho". Citei esse exemplo, para mostrar que cada pessoa tem uma noção diferente do que seja a felicidade. O que importa para nós, é que a felicidade é uma questão de escolha. Como assim? É o que tentaremos explicar. Deus nos criou para sermos felizes, mas alcançar a felicidade depende de cada um. Ele nos deu o livre arbítrio, que podemos traduzir como a capacidade de fazermos escolhas. É claro que as pessoas possuem noções distorcidas do que seja felicidade, Para uns, ela se encontra na riqueza, para outros, no poder, na saúde, e em outras tantas coisas. Ledo engano! Felicidade não depende de nada disso. Ela é um estado de espírito e depende unicamente de nossa vontade. do modo como desejamos viver. É opção nossa sermos felizes ou infelizes. Não afirmei novidade alguma. Para os que tiveram a oportunidade de ler a série bastante conhecida de livros de Pollyana, já se depararam com essa visão da felicidade. O problema é que somos muito cheios de defeitos. Somos egoístas, invejosos, preguiçosos, maldosos, medrosos, enfim, repletos de mazelas de toda sorte, que impedem o nosso crescimento e contra as quais precisamos lutar, se quisermos nos melhorar. Ora, se não estamos satisfeitos, seja lá com o que for, podemos lutar para modificarmos nossa situação. É preciso lembrar que Deus nos dá tudo que necessitamos para sermos felizes, inclusive, a força e coragem para adquirir aquilo que acreditamos que vai nos trazer felicidade. Isso, quando colocamos nossa felicidade em um bem material ou intelectual qualquer que desejamos adquirir. Mas se felicidade é um estado de espírito, por que não conseguimos nos sentir sempre felizes? Muitas vezes, a mágoa, o ódio, o rancor, o ciúme, o sentimento de vingança, entre outros sentimentos mesquinhos, nos impede de adquirir ou de reter esse estado de espírito. Todos eles são doenças da alma. E o remédio? O remédio está na vontade inquebrantável de ser uma pessoa melhor. No enxergar a necessidade que temos de lutar contra os nossos defeitos. Na compreensão de que Deus nos dá aquilo que necessitamos para o nosso crescimento. Na certeza de que sempre estamos exatamente no lugar certo, junto às pessoas adequadas, no tempo exato e na situação que necessitamos para nossa evolução. Precisamos acreditar que somos capazes de vencer as dificuldades porque nunca estamos sozinhos. Façamos, então, a opção de sermos felizes. não importa a situação por que passamos. Importa que Deus, pai de amor e de bondade, está sempre junto a cada um de nós, esperando que aproveitemos ao máximo a oportunidade que nos está sendo dada em prol do nosso crescimento e amadurecimento de nosso espírito. Sejamos felizes!!!!!!

terça-feira, 2 de março de 2010

11 - RECADO A UM ANJO

Os anjos existem! Eles vêm até nós nos momentos em que mais necessitamos e, ao contrário do que imaginamos, nem sempre possuem aquela aparência de seres espirituais alados. Travestem-se também da forma humana. São enviados por Deus para nos confortar, nos momentos em que mais precisamos. Comprovei isso pessoalmente. Estava me sentindo extremamente só e tomada por um grande sofrimento. Pedia a Deus que me enviasse um auxílio, quando um nome me veio à memória. Tua voz e tuas palavras ao telefone me atingiram como um bálsamo, amenizando a minha dor. Não me perguntastes nada, apenas captastes o que me ia n’alma pela vibração de minha voz. Não tinha tua presença física ao meu lado, mas tive a certeza, como afirmastes que estavas comigo em espírito e em pensamento, rogando a Deus por mim. Foram tão poucas as palavras trocadas, mas estas me fizeram um bem enorme!! Algum tempo depois, ao ouvir o bip do celular e ler a tua mensagem, não pude conter as lágrimas, que dessa vez, não eram de tristeza, mas de gratidão a Deus por ter te enviado em meu socorro. Parei, então, para refletir. Como são poderosas as palavras e como é importante o conforto que damos a outrem. São coisas tão simples, que estão ao alcance de todos, mas que demonstram que podemos ser anjos na vida de alguém. Minha querida amiga, obrigada pelo apoio. Fui resgatada de um poço escuro e tenebroso pela tua sensibilidade e carinho. Conhecia tua beleza física, mas pude enxergar de vez a beleza e grandeza de tua alma. Pedirei a Deus que me conceda a graça de poder, um dia, fazer o mesmo por alguém, repetindo, assim o gesto que tão nobremente tiveste para comigo. DEUS te abençoe hoje, amanhã e sempre!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

10 - SINFONIA DO SILÊNCIO

“O silêncio de Deus é a mais estupenda das sinfonias do universo” (Humberto Rhoden).

Desde cedo acostumei-me à leitura. Criança ainda, fui levada a ajudar meus pais em um comércio que possuíam no mercado do qual dependíamos financeiramente. Minha mãe comprava revistas e jornais velhos, que eram utilizados para embrulhos diversos, mas nenhum exemplar das revistas “O Cruzeiro” ou “Machete” eram rasgados antes que eu as tivesse lido. Às vezes, no meio da papelada vinham alguns livros, que eram arrebanhados por mim e trocados por outros, após a leitura, nas bancas de livros usados que haviam nas feiras, hábito comum naquela época. Eu lia “de tudo”. Tanto autores nacionais como estrangeiros. Encantava-me a leitura tanto de cunho religioso, de autoconhecimento, como a literatura que criticava a sociedade, em suas várias épocas. No Brasil, desde Gregório de Matos Guerra (o “boca do inferno”) e Tomás Antônio Gonzaga, até Jorge Amado, e no exterior, apaixonei-me por Guy de Maupassant, Dostoiévski, Vitor Hugo, Saint-Éxupery, Tolstói. Tinha na faixa de 15 anos quando me deparei pela primeira vez com um livro de Humberto Rhoden, entitulado ”De alma para alma”. Um dos textos desse livro me marcou profundamente nessa época, por me fazer indagar sobre alguns aspectos da vida, que até os dias de hoje venho buscando compreender. O texto, em questão, chama-se “sinfonia do silêncio”. De início, pode-se estranhar e pensar, o que o silêncio tem a ver com uma sinfonia? Espero que o leitor tenha a resposta ao término dessa leitura. Na verdade, o referido texto, na época, me causou enorme perturbação emocional, levando-me várias vezes às lágrimas. Rhoden busca nos mostrar, uma verdade que cada um de nós já conhece, mas que custamos a aceitar: que no “sancta sanctorum” de Deus, cada um de nós há de entrar “sozinho”. No zênite de nossa existência, “todos os nossos ficarão a olhar de longe, como fizeram, no Gólgota, os amigos de Jesus”. Nesse momento estaremos sós. Em torno de nós, “deserto imenso”, “solidão absoluta”. Como suportará o silêncio, aquele que viveu no burburinho das criaturas? Como suportará a solidão aquele que nunca ficou à sós consigo mesmo? E alí, cansado, sobrecarregado, dolorido, calejado pelas labutas enfrentadas durante a jornada terrena, contaremos apenas com a bagagem que levamos, e que é transportada pela nossa própria consciência, única companhia que teremos. “É necessário que atravesses à sós o grande deserto”. Para auxiliar-nos na travessia, poderemos contar apenas com o que trazemos em nossa bagagem. De início, a areia quente queimará os nossos frágeis pés, mas, se em nossa bagagem levamos o bálsamo que derramamos sobre as criaturas, como palavras de conforto que transmitimos, isto nos aliviará; o sol escaldante, incidindo sobre nós, arrefecerá as nossas energias, nos fazendo fraquejar, mas lembraremos que trazemos em nossa bagagem, a proteção que demos àqueles que eram explorados e oprimidos e seguiremos então, sob a sombra desta; a sede fará arder a nossa garganta ressecada, mas em nossa bagagem trazemos a água cristalina produzida pelo nosso verbo, na defesa dos fracos e oprimidos, e que nos saciará; o cansaço tornará trôpego os nossos passos, fazendo com que resvalemos algumas vezes ao chão, mas em nossa bagagem trazemos a alteração de vida de várias criaturas para dias melhores, por nossa intervenção, e isto nos fará transportar mais rapidamente ao Oásis Divino, onde então, após tão árdua jornada, chegaremos. Estaremos aí, finalmente, à sós com Deus. Nesse instante, do silêncio absoluto reinante, se erguerá uma sinfonia sublime, oriunda das orações de todos aqueles corações amigos que deixamos na terra, e que por muito nos amarem, rogam por nós ao Criador. Passaremos, assim, nesse momento, a sentir a plenitude que é outorgada aos justos.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

9 - ANJO

Um dia eu quis ser um anjo
Pedi a Deus essa graça
Não sabia até então
Tudo quanto um anjo passa

Um dia eu quis ser um anjo
Para auxiliar nas jornadas
Mas toda dificuldade
enriquece a caminhada

Um dia eu quis ser um anjo
Para a direção mostrar
Mas é preciso perder-se
Para poder se encontrar

Um dia eu quis ser um anjo
Para curar as feridas
Mas a doença e o sofrimento
Nos tornam mais fortes pra vida

Um dia eu quis ser um anjo
Para impedir a solidão
Mas estar só faz pensar
E o pensar trás evolução

Um dia eu quis ser um anjo
Para dar o meu abrigo
Mas cresce rápido aquele
Que passa por um perigo

Um dia eu quis ser um anjo
Para enxugar toda lágrima
Mas o choro alivia
E nosso coração acalma

Um dia eu quis ser um anjo
Pra ensinar a ternura
Mas o zangar-se extravasa
As tensões da vida dura

Quis ainda ser um anjo
Pra amenizar toda dor
Mas a dor nos faz mais sensíveis
E nos prepara pro amor

Desisti de ser um anjo
Pois cheguei à conclusão:
Deus está sempre por perto
E tudo que na vida ELE nos dá é certo.

domingo, 10 de janeiro de 2010

8 - ESPERANÇA

Escrevo para dar alento a um amigo que está sofrendo.

Dorme, amigo menino
Repousa de tua inquietude
Porque além, lá do alto
Há sempre quem te ajude

Se a vida assim te maltrata
Se o mundo te trás dissabores
Lembra que muitos te querem
Que possuis muitos amores

Seres para quem és caro
Amigos, quiçá irmãos
Que sofrem junto contigo
E amenizam tua solidão

A vida, já deves saber
Não é um jardim de flores
É campo para se plantar
e no futuro colher

Nunca desejes a morte
Celebra sempre tua vida
porque a cada embate
Te tornas mais forte pra lida

A vitória é para aqueles
que aprendem a se superar
esquece, assim, tuas dores
Vem, vamos trabalhar...

Dorme, amigo menino
Repousa de tua agonia
Respira fundo e pensas
Amanhã é outro dia.......

7 - SOU ASSIM:

Uma eterna sonhadora
Pela lua apaixonada
Que busca sempre aprender
As lições pela vida ensinada

Adoro fazer amizades
estar sempre com os amigos
curtir suas experiências
ouvir suas novidades

gosto de ceder meu ombro
quando alguém precisa de abrigo
de dar conselhos, de alertar
caso vislumbre um perigo

Detesto a falsidade,
a desconfiança, a exclusão
as mentiras inúteis
e as palavras de baixo calão

O mar me dá serenidade
A música me dá alegria
A dança me contagia
O sol me transmite energias

Adoro enfrentar desafios
resolver problemas, vencer dificuldades
A mesmice me dá agonia
Por mim mataria um leão todo dia...

sábado, 26 de dezembro de 2009

6 - UM MUNDO MELHOR E O MELHOR DO MUNDO

Final de ano, mais uma vez paramos para refletir, sobre os progressos adquiridos no ano que se finda e elaborar projetos para o futuro. Gostaríamos de contribuir para que o mundo de amanhã fosse melhor que o de hoje, mas que podemos fazer para a concretização do nosso desejo? Sabemos que por menor que seja nossa contribuição, ela será sempre válida. Lembramos aquela estória do rapaz que jogava as estrelas do mar de volta à água. As estrelas que retornavam ao mar iriam fazer diferença no futuro. Não importa a tarefa que realizemos, importa que façamos algo e que esse “fazer” seja realizado com amor. Importa que executemos nossas ações pensando no bem que elas trarão. Nosso pensamento é energia lançada no ambiente e essa energia alcançará as pessoas próximas. O ser humano possui sensibilidade, em maior ou menor grau, dependendo de sua evolução. Por isso dizemos que “o amor contagia”. Lembremos que o primeiro a ser contagiado somos nós mesmos, e a energia lançada (se positiva ou negativa) vai interferir no nosso estado de espírito, nos deixando alegres ou tristes, animados ou desanimados. O Senhor da Vida coloca cada um de nós no lugar mais adequado ao nosso progresso pessoal e ao progresso da coletividade. Todos recebemos uma missão a cumprir, mas cabe a nós escolhermos o modo como vamos cumpri-la. É preciso lembrar que muitas pessoas se espelham no nosso modo de agir, agindo, da mesma forma. Percebeu quanta responsabilidade temos no modo como fazemos as coisas? Nossas atitudes, no trabalho, na escola, no lar, na organização religiosa que freqüentamos, são captadas por todos que nos rodeiam. O nosso modo de agir influencia assim, tanto para o bem como para o mal. Podemos contribuir para a paz ou para a discórdia, para o crescimento ou a derrocada de um projeto. Podemos buscar aprender com nossos erros, ou permanecer mergulhados na lama da ignorância e da indolência. Somos responsáveis por cada uma de nossas atitudes. Não é a toa que o Cristo nos manda “orar e vigiar”, pois é muito fácil sofrermos a influência do ambiente que nos cerca. A física explica: para toda ação praticada, existe uma reação igual no sentido contrário. Vigorará, então, a energia que estiver em supremacia. Chegamos à conclusão que o modo como realizamos nossas ações influencia na condição do ambiente e, conseqüentemente, no mundo em que vivemos e que aquele mundo melhor tão desejado por nós, depende unicamente de nós mesmos. Infelizmente, não paramos para pensar nisso, e ao invés de lutarmos por UM MUNDO MELHOR, desejamos apenas usufruir O MELHOR DO MUNDO, isto é, tudo aquilo que seja possível de ser adquirido sem esforço pessoal, não importando se alguém vai ou não ser prejudicado com isso. Com a palavra, os egoístas, os invejosos, os exploradores de toda sorte, os preguiçosos, os aproveitadores, os que ainda não acordaram para a necessidade de cumprirem com zelo as tarefas inerentes ao lugar onde foram colocados pela Divindade. Com a palavra, TODOS NÓS. Meditemos sobre a necessidade de transformação interior, sobre a utilidade de nossos projetos, a adequação de nosso comportamento, a verdade de nossas palavras, o altruísmo de nossos ideais, o desprendimento de nossos sentimentos. Enfim, aproveitemos a oportunidade e façamos uma reavaliação de nossa vida, com a certeza de que sempre é tempo de revermos nossos valores.

domingo, 15 de novembro de 2009

5 - PRESENTE DE ANIVERSÁRIO


Estava próxima a data de aniversário de alguém que muito estimo e eu queria dar um presente, mas não conhecia seus gostos e preferências. Resolvi então escrever tudo que eu desejava para aquela criatura. O resultado foram os versos que seguem.

POEMA DE ANIVERSÁRIO

É o teu aniversário.
Parei para pensar; como te presentear?
Na verdade eu desejaria para ti mil coisas:
que tivesses sempre forças para enfrentar as dificuldades;
confiança em tuas potencialidades;
esperança em vencer as maldades;
energia para defender a sociedade;
alegria e simpatia que a todos contagiasse;
bom humor;
que estivesses sempre em harmonia, contigo mesmo e com o Criador;
que pudesses vivenciar um grande amor;
que nunca adoecesses e nunca soubesses o que fosse sentir dor;
que não tivesses nunca medo e que ninguém pudesse de ti esconder nenhum segredo;
que teu verbo afiado derrubasse todos os teu inimigos,
e a vibração da tua voz alcançasse o mundo inteiro;
que fosses sempre gentil, puro e verdadeiro;
cavalheiro;
justo;
honesto;
amigo;
companheiro;
ágil e forte;
disposto a defender teus ideais até a morte,
e, sobretudo que tivesses muita sorte...
Que fosses incansável;
inabalável;
inatingível;
determinado;
afável;
sonhador;
sensível à dor alheia
que permeia nesse mundo
mergulhado na opressão;
que a maldade jamais alcançasse o teu coração
e que nunca viesses a sentir solidão;
que levasses sempre uma luz aos que se encontram perdidos,
ignorados,
desamparados,
abandonados,
oprimidos,
esquecidos,
coagidos,
sem esperança;
que fosses sempre digno de confiança,
e que tivesses a paz de uma criança...
Que teu cérebro criador
encontrasse sempre um meio
eficaz e inovador
Para auxiliar o sofredor
minorando a agonia
de seu dia a dia...
Que o teu coração sensível
E a tua integridade
Servisse de modelo para a humanidade
Demovendo todos da maldade.
Que a tua coragem
e teu espírito lutador
Pudesse mostrar ao mundo
O quanto é importante lutar
Pelo bem e pelo amor.
Que na labuta diária
em que dispendes tuas energias
estivesses sempre convicto
que apesar das agruras
trabalhar com ardor
te trás muitas alegrias
dissemina simpatias
arregimenta amizades
tesouros tão preciosos
que levarás para a eternidade...

Nesse dia, em teu louvor
Elevarei minha prece ao Criador
Aguardarei, mesmo que por toda a eternidade
Que os meus desejos sejam todos
um dia, em ti
Transformados em realidade.

domingo, 18 de outubro de 2009

4 - O TEMPO DE DEUS

Em certa fase de minha vida eu trabalhava em um órgão e achava que nada alí tinha a ver comigo. A gota d'água ocorreu quando certo dia, minha chefe ordenou que eu limpasse e arrumasse um determinado armário de nossa sala, tendo ido embora em seguida. Fiquei revoltada. Comecei a pensar, “eu tenho uma graduação, e estou cursando a segunda, tenho duas especializações, falo um francês razoável, e ela me pede pra arrumar e limpar um armário? porque não pediu ao pessoal da limpeza...?”. Estava assim, nesse estado de revolta, quando chegou um amigo, e, após se inteirar do que havia ocorrido e ouvir minhas queixas, me olhou com aquela calma que lhe é peculiar, falando em seguida, “tudo é apenas uma questão de tempo...”. Passei então a refletir sobre essas palavras e acabei me acalmando. Você tinha toda razão! O tempo de Deus não é igual ao nosso tempo. Tudo pelo que passamos na vida tem uma razão de ser. Naquele momento eu estava necessitando praticar a humildade, a paciência, e a aceitação das coisas que estavam acontecendo comigo. Pouco tempo depois (pouquíssimo tempo, por sinal), minha vida mudou radicalmente para melhor. Fui trabalhar em um outro local, realizando um antigo sonho. Saiba, entretanto, meu amigo Paulo Guimarães, que suas palavras muito me ajudaram naquele momento e que me acompanham até hoje. Procuro sempre refletir nos motivos que me fazem passar por esta ou aquela situação e volto a ouvir sua voz, como naquele dia longínquo, mas tão presente ainda hoje na minha mente. Com suas palavras eu comprovei uma máxima que diz que sabedoria não é uma questão de idade (voçê é tão mais jovem que eu), mas sim de maturidade da criatura. Gostaria de lhe prestar uma homenagem através desta poesia.

Como é bom lembrar
Que depois de uma noite
Escura e trevosa
A luz do sol surgirá maravilhosa

Como é bom
Acordar em desespero
E saber que tudo foi apenas
Um simples pesadelo

Como é bom compreender
Que a dor, a depressão
Nos trás o crescimento
Com sua lição

Como é bom olhar e ver
Que mesmo no sofrimento
Por amor a uma causa
Não nos deixamos abater

Como é bom saber
Que cumprimos nosso dever
Apesar de dor profunda
Que atinja nosso ser

Como é bom libertar-se
do apego excessivo
que só fazia sufocar
um grande amigo

Como é bom ter no pensamento
Apenas as boas lembranças
Dos que de nós se aproximam
Durante nossas andanças

E sobretudo, como é bom
Sentir que não estamos sozinhos
E que sempre temos alguém
Conosco, ali, bem juntinho......

Alguém que nos dá sua força
Que transmite seu carinho
Que jamais nos abandona
Que nos mostra o caminho.....

Alguém que Deus nos envia
Pra nos dar o seu alento
Pra nos mostrar que na vida
Tudo É UMA QUESTÃO DE TEMPO

domingo, 4 de outubro de 2009

3 - EXPLORAÇÃO SEXUAL

Certa ocasião acompanhei o Procurador em uma diligência a uma cidade próxima, na investigação de um caso de exploração sexual de adolescentes. A autoridade ia ouvir o depoimento de uma das jovens exploradas. Acompanhada da mãe, a menor compareceu à audiência, mas, ao ser inquirida, a garota, usando de uma energia que lhe era invulgar, recusou-se peremptoriamente a prestar depoimento, informando apenas que, o que tinha para dizer, já o havia dito a outras pessoas, e que não diria mais nenhuma palavra sobre o assunto. O clima tornou-se um pouco tenso. Solicitei então, a Sua Excelência, Permissão para conversar à sós, com a jovem por alguns instantes. Obtida a permissão, conduzi-a a uma sala próxima, onde, condoída com a situação da mesma, usei de palavras carinhosas para tentar fazê-la compreender o motivo de nossa presença alí e a importância de seu depoimento. Aleguei que, se não era possível apagar o que aconteceu com ela, pelo menos poderíamos evitar que outras garotas viessem a passar pelo mesmo sofrimento. Ela me ouviu o tempo todo calada, de olhos baixos, e ao final, levantando o olhar para mim, falou: “Por que sempre fazem questão de me lembrar? Por que não me deixam esquecer...?". Nesse momento fiquei sem palavras, tamanha a surpresa que a acertiva me causava. Sentí uma imensa piedade daquela criatura e vislumbrei num instante toda a sua angústia... Voltamos então à sala e informei à autoridade que a jovem realmente não iria falar... Em homenagem a essas crianças e adolescentes, escrevi o poema abaixo.

ORAÇÃO DA MENINA SEXUALMENTE ABUSADA

Senhor, escuta o meu lamento
É no silêncio da noite que começa o meu tormento
Na agonia eu vivi mais um dia
Agora novamente o sofrimento se inicia

Meu corpo frágil, mais uma vez vai ser usado
Abusado, invadido, vilipendiado
Até ter saciado a fome de prazer
De um ignóbil ser

Não tenho forças pra lutar
Nem voz para gritar
E nesse terrível momento
Só a ti elevo o meu pensamento

Quem a mim deveria proteger
Amar e educar para vida
È o terrível causador
De minha triste ferida

Delatar, não poderia
Quem acreditaria
Se para a sociedade
Se vive em paz e harmonia?

E mesmo que assim agisse
A verdadeira culpada
É a safada, amostrada
Menina erotizada

Onde a proteção da infância
Seres em desenvolvimento
Em consonância aos mandamentos
Presentes em nossas leis?

Onde as autoridades
Que no mundo colocastes
Para dar proteção ao fraco
E livrá-los das maldades?

Bem que se diz no ditado
Existente a longas eras
Quando os homens de bem se omitem
O mal se aproveita e prospera....

A mim, resta apenas a esperança
No teu justo e sábio amor
Aguardo com confiança
Que me libertem da dor.

domingo, 27 de setembro de 2009

2 - O VALOR DA AMIZADE

Para mim, a amizade é um dos sentimentos mais importantes na vida do ser humano. Aquele dito popular “mais vale um amigo na praça do que dinheiro na Caixa” é verdadeiro. Adoro os meus amigos e adoro fazer novos amigos. Gostaria de homenagear a cada um deles com esses versos que escrevi. Quero, entretanto, prestar uma homenagem a uma amiga que não vejo há mais de vinte anos. E lá vem estória...... . No final da década de setenta (lembrem-se meninos e meninas que o que importa é a idade mental e não a do corpo e eu sou mentalmente jovem, é claro!), eu estudava francês e fazia cursinho para o vestibular junto com essa amiga. Além disso, eu fazia o técnico na Escola Técnica, passando, em geral, os dias inteiros na Escola. A aula do cursinho era à noite e eu só jantava depois das 23 horas, geralmente. Nos dias de francês (2 vezes por semana), íamos juntas para o cursinho e minha amiga sempre dividia comigo o jantar ou o lanche que a mãe levava para ela. Eu era uma simples feirante, cujo maior sonho era ter um final de semana todinho livre (eu trabalhava na feira com meus pais das quatro da manhã às três da tarde, todos os sábados e domingos) e ela era a sobrinha do Governador do Estado na época. Estar sempre nas páginas das colunas sociais, assediada e prestigiada por sua posição e sua beleza jamais lhe afetou o ego. Permaneceu sempre uma pessoa simples. Foi em seu quarto, todo branco, que pela primeira vez eu ví um “closed”. Do que ela mais gostava era de dançar, e me dizia “acho que em outra vida fui dançarina”. Tínhamos um grupo de estudo nos sábados (após a feira, é claro) onde revisávamos as matérias da semana. Eu ajudava as meninas em física e matemática. Todas fomos aprovadas. Perdi o contato com ela alguns anos depois de entrar na Universidade. Reencontrei-a ano passado pela internet. Estava estudando em Paris. Retornou esse ano ao Brasil e vamos nos encontrar em breve. São mais de vinte anos de conversa para por em dia. O que importa é que os nossos sentimentos de amizade não mudaram com o passar do tempo. Ela continua sendo uma pessoa muito querida para mim. Eu aproveito esse espaço para dar a ela os meus parabéns pelo trabalho publicado recentemente pela Universidade de Paris. “Telena” você merece tudo de bom, pelo que foi ontem, pelo que é hoje e pelo que será sempre.....


AMIGO(A)

Amigo, palavra bela

Não sei a origem dela

Pode ser grega ou latina

O que importa é que é divina


Tem seu significado

Muitas vezes deturpado

Sendo mal utilizado

Por não lhe conhecerem o sentido


O verdadeiro amigo

Está sempre a nosso lado

Mesmo distante, afastado

Nos dando o seu abrigo


Nosso fracasso o entristece

Nosso sucesso o anima

Ele sente sempre o clima

Que vai em nosso coração


Conosco divide o pão

Tenha muito ou tenha pouco

Sente-se feliz, venturoso

Em a nós poder servir


No momento de tormento

Sempre temos seu alento

Sua imagem, na visão

Seu nome no pensamento


Enganado está quem pensa

Que amigo é “suspeito”

Pra falar do nosso jeito

Só porque gosta de nós


Pois amigo sincero

Pra nós o que diz é “vero”

Não esconde sua opinião

Mesmo nos ferindo o coração


Está sempre disposto

A nos dizer a verdade

Nos agrade ou nos enfade

Faça mal ou faça bem


Amigo eu penso então

Que é como nossa metade

Está certo quem assim chama

Amigo de “quase irmão”