domingo, 13 de setembro de 2009

1 - GRATIDÃO

Escrevi esse texto algumas semanas antes de receber uma homenagem de um grande amigo. Como explicar? É simples! As pessoas "sentem" algo primeiramente na alma e esse sentimento é externado depois através dos órgãos do corpo, vindo a expressão da palavra a ser utilizada em último lugar, de acordo com a nossa vontade(pode ser que não desejemos nos expressar verbalmente). O que digo é que eu captei dias antes, através do olhar, o sentimento de gratidão e, sensibilizada, senti vontade de escrever o texto que ora lhes apresento. A explicação se encontra em uma palavra: "afinidade".

GRATIDÃO
A palavra gratidão vem do radical “grat” que significa a qualidade daquele que se encontra sob a graça. Gratidão quer dizer bendizer aquele que oferece algo de si, usando de seus dons para fazer o outro feliz. Ela exprime um sentimento dotado de grande pureza, que nasce nas profundezas da alma, no âmago do espírito. Em geral, é externada através das palavras, mas pode também ser expressa através de gestos e até mesmo pelo olhar. De todas essas formas de expressão, a mais sublime e grandiosa é o olhar. As palavras e gestos por serem limitados, são muito pobres para expressar a grandeza e a intensidade desse sentimento. Explico-me: é que as palavras ou gestos podem ser utilizadas de acordo com a conveniência e necessidade de cada um, pois, antes de serem externados pelos respectivos órgãos do corpo passam pelo crivo do cérebro, estando passivas de aí sofrerem alterações de acordo com a vontade e o bel prazer do indivíduo. O olhar não. Ele é a expressão direta de um sentimento que nasce no mais profundo de nosso coração, e, sendo automaticamente detectado pelo cérebro, é externado sem que possa sofrer nenhuma influência, ou manipulação de nossa parte. Por isso a certeza de que ele é verdadeiro, íntegro, puro. E que felicidade é possuir a sensibilidade para captá-lo, senti-lo, envolver-se nessa energia... A gratidão é uma das maiores formas de comunhão entre as almas. Ela é um modo de expressarmos amor.

9 comentários:

  1. Oi, Jê...
    Gostei do texto! Você é muito competente com a pena na mão, né?! Se bem que de nada adiantaria não fosse a agudeza dos sentimentos expressos do fundo da alma!!!
    Parabéns pela beleza das palavras escolhidas!!!
    Um super beijo...

    ResponderExcluir
  2. Oi Jê!!!!
    como eu gostaria de ter a sua sensibilidade não só nas palavras mas como também em todo seu jetinho de ser.Estarei sempre por aqui lendo.Comentando? quem sou eu para comentar coisas maravilhosas q só vc escreve. Apenas vou me deliciando com cada palavra, cada frase.
    Lindo, lindo lindo.....
    Beijos dessa amiga problemática.kkkk

    ResponderExcluir
  3. Querida Jenete:
    Minha amiga de ontem, hoje e sempre.
    Adorei tudo que li.
    Saudades,
    Marta Helena

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo o seu texto.Seja sempre assim.. Parabens!!!
    Beijao
    Sua prima Lila

    ResponderExcluir
  5. Querida jenete:

    chorei lendo seu texto.
    Muito obrigada.
    Saudades,
    Marta Helena

    ResponderExcluir
  6. Amiga linda,
    Não conhecia este dom em você, embora saiba o quanto você é talentosa. Sei que você tem esta qualidade incrível, pq. está sempre agraciada pelo manto do Criador e com certeza espalha para as pessoas com as quais convive, trabalha esta "coisa" bonita, que nem mesmo dá para explicar, mas sei que é algo expetacular e o que é grande, torna-se notório. Afinidade! é concordo com você; aquele "click", aquele estalo que leva às pessoas a uma sintonia como profissionais, amigos, parentes, irmãos de coração...É assim que também explico minha ternura por você e por seus amores.
    Abraços
    Olívia

    ResponderExcluir
  7. Estou emocionada com o texto "amigo". Nunca tinha pensado nessa dimensão. O mais tocante é ter sido escrita por alguém que posso chamar de amiga. Quando li tive a nítida sensação de ouvir sua voz me dizendo cada palavra. Lembrei-me do Pequeno Príncipe: "És responsável por aquilo que cativas" e algo mais ou menos assim: "Diz-me antes quando vens e ficarei feliz antes de sua chegada", do mesmo livro. Adoro a emoção que está agregada aos seus textos. Retrata alguém com uma sensibilidade e talento indiscutíveis. Um beijo no seu coração.
    Da sua amiga Ceiça Vasconcelos.

    ResponderExcluir
  8. Amiga, adorei o texto! Quem a conhece sabe o quanto és merecedora de tal homenagem. Concordo plenamente que não ha palavra nem gesto que se compare ao olhar. Sem dúvida um olhar diz tudo!
    Parabéns por mais esse talento revelado.

    ResponderExcluir
  9. Minha querida, quanto tempo...que saudade...
    Que felicidade ler seus escritos, me faz entrar em contato com sua doçura novamente e recordar com carinho aqueles nossos encontros com o grupo....
    Um grande beijo e espero ler mais por aqui!
    Com carinho, Angelica!

    ResponderExcluir