domingo, 18 de outubro de 2009

4 - O TEMPO DE DEUS

Em certa fase de minha vida eu trabalhava em um órgão e achava que nada alí tinha a ver comigo. A gota d'água ocorreu quando certo dia, minha chefe ordenou que eu limpasse e arrumasse um determinado armário de nossa sala, tendo ido embora em seguida. Fiquei revoltada. Comecei a pensar, “eu tenho uma graduação, e estou cursando a segunda, tenho duas especializações, falo um francês razoável, e ela me pede pra arrumar e limpar um armário? porque não pediu ao pessoal da limpeza...?”. Estava assim, nesse estado de revolta, quando chegou um amigo, e, após se inteirar do que havia ocorrido e ouvir minhas queixas, me olhou com aquela calma que lhe é peculiar, falando em seguida, “tudo é apenas uma questão de tempo...”. Passei então a refletir sobre essas palavras e acabei me acalmando. Você tinha toda razão! O tempo de Deus não é igual ao nosso tempo. Tudo pelo que passamos na vida tem uma razão de ser. Naquele momento eu estava necessitando praticar a humildade, a paciência, e a aceitação das coisas que estavam acontecendo comigo. Pouco tempo depois (pouquíssimo tempo, por sinal), minha vida mudou radicalmente para melhor. Fui trabalhar em um outro local, realizando um antigo sonho. Saiba, entretanto, meu amigo Paulo Guimarães, que suas palavras muito me ajudaram naquele momento e que me acompanham até hoje. Procuro sempre refletir nos motivos que me fazem passar por esta ou aquela situação e volto a ouvir sua voz, como naquele dia longínquo, mas tão presente ainda hoje na minha mente. Com suas palavras eu comprovei uma máxima que diz que sabedoria não é uma questão de idade (voçê é tão mais jovem que eu), mas sim de maturidade da criatura. Gostaria de lhe prestar uma homenagem através desta poesia.

Como é bom lembrar
Que depois de uma noite
Escura e trevosa
A luz do sol surgirá maravilhosa

Como é bom
Acordar em desespero
E saber que tudo foi apenas
Um simples pesadelo

Como é bom compreender
Que a dor, a depressão
Nos trás o crescimento
Com sua lição

Como é bom olhar e ver
Que mesmo no sofrimento
Por amor a uma causa
Não nos deixamos abater

Como é bom saber
Que cumprimos nosso dever
Apesar de dor profunda
Que atinja nosso ser

Como é bom libertar-se
do apego excessivo
que só fazia sufocar
um grande amigo

Como é bom ter no pensamento
Apenas as boas lembranças
Dos que de nós se aproximam
Durante nossas andanças

E sobretudo, como é bom
Sentir que não estamos sozinhos
E que sempre temos alguém
Conosco, ali, bem juntinho......

Alguém que nos dá sua força
Que transmite seu carinho
Que jamais nos abandona
Que nos mostra o caminho.....

Alguém que Deus nos envia
Pra nos dar o seu alento
Pra nos mostrar que na vida
Tudo É UMA QUESTÃO DE TEMPO

11 comentários:

  1. Jenete,

    Com certeza há um tempo para tudo nesta vida. Confiemos a nossa vida nas mãos de Jesus, pois ele tem cuidado de nós.
    Beijos
    Raquel

    ResponderExcluir
  2. Jenete,
    Não há nada que o tempo não cure. A dor faz parte do processo de crescimento. Todas as vezes que acesso seu blog me surpreendo com a capacidade que voçê tem em transformar experiências diárias em poesias simples e belas. Parabéns, bjos
    Edilene

    ResponderExcluir
  3. Jenete,

    Com certeza o tempo é o melhor remédio para a cura de nossas dores. Assim, com o passar dos dias, numa bela manhã de verão, acordamos e constatamos que a dor se foi. Digo isso por experiência prórpia viu.
    Acessei seu blog pela primeira vez e ADOREI tudo(visual alegre,a menina sentada na janela pensativa, os versos os textos) de coração amei. Seu blog só vem a contatar o que eu já sabia. (VOCÊ É DEMAIS GAROTA)continue assim sempre jovem,criando, batalhando, buscando coisas novas. Parabéns.

    Beijos

    Walmira

    ResponderExcluir
  4. Nossa Jenete!!! adorei o texto!!! a sinceridade exposta e sobretudo a volta por cima!!!
    Beijos.. Márcia

    ResponderExcluir
  5. É amiga, você sabe como me fazer chorar . Seus textos são para mim alfinetadas para que eu sempre pense em mim e ao mesmo tempo, conforto para as minhas angústias. Sinto-me agraciada por Deus em poder ser sua amiga, em saber que sempre poderei contar com sua amizade.
    Beijos
    Raquel P. (vi que tem outar Raquel)

    ResponderExcluir
  6. Janete,

    Eu tambèm sou alguém que luta para viver em um mundo menos desigual e mais justo. Mas ainda não consegui encontra-lo.
    Tenho um grande desejo em minha vida, dar a volta por cima de tudo o que passei na vida e sentir o gosto da vitória. Ainda não consegui. Porque o tempo é de Deus.
    Abraços,

    J.C.M.

    ResponderExcluir
  7. Muitas vezes fazemos o bem, somos instrumentos de Deus na vida de alguém sem que tenhamos a intenção direta de sê-lo. Quando te disse aquelas palavras, e voçê é testemunha de que eu nem lembrava mais, foi porque foi a única coisa que veio a minha mente naquele momentento. chego portanto a única conclusão possível: voçê precisava ouvir aquilo, porém como estava envolvida na situação, não conseguia ouvir a voz de Deus em seu coração; ele então usou-me (QUE HONRA!) para tal propósito.

    Abraço Paulo

    ResponderExcluir
  8. Jen, minha querida, que bom ler sua poesia, tomo-a para mim como uma certeza. Você conseguiu desenhar, transformar em arte uma bela lição de vida. Obrigada por permitir essa leitura. Sei que não sou tão presente quanto gostaria, mas saiba que terá sempre meu apreço e admiração. Um abraço apertado e um beijo nas suas mãos.
    Ceiça

    ResponderExcluir
  9. Jenete, quanto tempo, hein? Falando nele, lembrei-me das palavras do rei Salomão referindo ao tempo o seguinte: Para todas as coisas há um tempo determinado por Deus. tempo de nascer, morrer, plantar, colher, chorar, rir, enfim precisamos ter paciência e humildade. Você é uma prova viva disso! Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Amiga, que lindo texto! Quantas vezes não compreendemos o tempo de Deus. Ele está em nós e às vezes não percebemos.Vou degustar seus escritos. Parabéns! Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Bonito Jenete!!! Como sempre voc~e é demais!!!!!!
    Bjs,
    Marta Helena

    ResponderExcluir